Início > Informática > As 5 armadilhas mais conhecidas do Facebook

As 5 armadilhas mais conhecidas do Facebook

Nestas últimas semanas, o facebook foi alvo de alguns ataques para roubo de dados pessoas de quem está registado na maior rede social do planeta, um exemplo foi a tão falada mensagem que dizia para visitar um determinado site onde era prometia dizer quem tinha visitado o nosso perfil.

Na história da Internet, sempre existiram estas actividades maliciosas, mas em grande plano nas redes sociais, isto porque existe uma grande variedade de pessoas e possibilidades de simular recomendações aos amigos.

É por esse motivo que iremos alertar e mostrar os 5 grandes fakes que afectaram uma percentagem importante de utilizadores do site de Mark Zuckerberg:

Quem visitou o seu perfil?


A própria rede social fez chamadas de atenção mais do que uma vez a dizer que não se pode saber quem visitou o nosso perfil. Mas como o povinho diz e bem“ a curiosidade mateou o rato” e neste caso devem ter “matado” muitos utilizadores do facebook.

Botão “não gosto”:


É uma características que muitos esperam ter algum dia e com alguma lógica, pois como todos sabem o Facebook utiliza os nossos “gostos” ou como alguns preferem fizer, os nossos “like’s” para gerar diferentes recomendações, porque não existe um botão “não gosto” para que acontecesse exactamente o contrário?

Nos últimos dias apareceram publicações nos perfis de alguns utilizadores indicando que o facebook está a implementar o botão “não gosto”, mas para que utilizar o mesmo, era necessário autorizar o acesso a uma aplicação. O detalhe é que está aplicação não foi desenvolvida pela rede social, logo não é possível colocar um botão a dizer “não gosto2 ou para os mais chiques “Dislike”.

Batotas e prendas para jogos:


Uma característica que tem apaixonado muitos utilizadores, foram os jogos que o face proporciona onde podemos competir com os nossos amigos e gerir quintas, restaurantes, cidades. Mas estes jogos para além de nos divertirem, podem uma porta aberta para malwares. A maior parte deles, são páginas web que nos prometem prendas virtuais e formas de contornar as regras do jogo para termos sucesso, ou seja, a batota. As vezes estas promessas cumprem-se, mas tem um preço, que é cedermos a nossa conta ou dar autorizações de acesso à mesma, por isso muito cuidado e não caiam na tentação da batota, até porque é mais divertido jogar dentro das regras, certo?

Fotos e vídeos impactantes:


O desastre alheio e a morte sempre geram curiosidade por parte dos outros, então se tiverem fotos ou até mesmo vídeo a curiosidade fica maior ainda. As vezes aparecem nos murais dos utilizadores do facebook, certas publicações de supostos mensagens dos amigos, neste caso dos “amigos do alheio” onde nos recomendam ver fotos e vídeos de desastres, pessoas em perigo, mortes, e outras tragédias, mas quando clicamos no link é pedido para instalar um plugin, que resulta ser um malware, esta situação foi investigada por companhias de segurança informática, por causa das presumíveis imagens da morte de Bin laden.

Fecho de contas inactivas:


Quem já não recebeu a seguinte mensagem: “reenvia este mail a mais de dez amigos dentro de 5 minutos e o teu ícone do Windows Live Messenger ficará azul, caso contrário a sua conta será encerrada”? Pois bem, isto também aconteceu no Facebook, com publicações onde assegurava que a companhia iria fechar as coisas inactivas por terem ultrapassado a sua capacidade. A ideia era a mesma, activar outras aplicações que iria procurar as informações dos utilizadores. Se pensarmos um pouco, só o simples facto de iniciar a cessão na rede social, já estamos a dizer que a nossa conta está activa, logo, não é preciso nenhuma outra aplicação.

Depois disto tudo se em algum caso já caiu na tentação em seguir estes “fakes” o que tem de fazer logo a seguir é eliminar todas as aplicações estranhas na configuração de privacidade da sua sessão. Se instalaram algum programa, o melhor é correr o anti-vírus actualizado para eliminar elementos maliciosos, assim como mudar a palavra passe do facebook. E o mais importante é estarem atentos e estar bem informados para não cair nas armadilhas que podem trazer grandes dores de cabeça.

About these ads
Categories: Informática Etiquetas:, ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 471 outros seguidores

%d bloggers like this: