Início > Informática > WebSocial

WebSocial

Para esta minha primeira publicação, irei falar de WebSocial, visto que, como este conceito está muito na “moda” para os “internautas” e, claro, sem a existencia dele não estaria eu aqui a publicar este artigo.

A WebSocial consiste em que cada pessoa possa publicar, comentar, ver ou conhecer conteúdos e pessoas pertencentes a uma comunidade/rede social ou até pessoas desconhecidas. Nos dias que correm a utilização dos sites ou dos aplicativos de WebSocial é muita intensa pela comunidade em geral.

Vamos então explorar alguns sites/aplicativos existentes no mercado:

Blog

Um Blog é um registo cronológico e frequentemente actualizado de opiniões, emoções, factos, imagens ou qualquer outro tipo de conteúdo que o autor ou autores queiram disponibilizar. Existem muitos tipos de Blogs, ouve-se muitas vezes a expressão “Diário virtual” para descrever o Blog, o SAPO pensa que um Blog pode ser muito mais do que isso. Depende apenas e só do que o autor ou autores queiram que o seu Blog seja.

Messenger

Um Messenger é um cliente de mensagens instantânea, com o qual pode-se manter em contacto com muitas pessoas numa rede.O Messenger permite o envio de mensagens e ou ficheiros de modo instantâneo a contactos existentes na própria lista de contactos, os quais podem-se encontrarem em qualquer parte do mundo. Pode-se manter várias conversas à vez, enviar “smiles”, avatares, fundos, etc. Também pode arquivar um historial com as conversas feitas e ou ate desenhar e enviar desenhos.

Chat

Um chat tem como objectivo a comunicação entre membros de um serviço On-line através de texto. As mensagens são enviadas entre as pessoas em tempo real como numa conversação, onde as declarações são breves.

Fórum

Um fórum é um espaço de discussão pública onde geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar. Quem quiser pode ler as opiniões e pode acrescentar algo, se desejar.

FaceBook

O FaceBoock é um site completamente gratuito onde os utilizadores criam perfis, onde podem publicar fotos e listas de interesses pessoais, podendo também trocar mensagens privadas e públicas entre si, permitindo também criar grupos de amigo. A visualização de dados detalhados dos membros é restrita para membros de uma mesma rede ou do grupo de amigos.

MySpace

MySpace é um serviço de rede social que utiliza a Internet para comunicação online através de uma rede interactiva de fotos,  blogs e perfis de utilizador. É a maior rede social do Estados Unidos e do mundo com mais de 110 milhões de utilizadores. Inclui um sistema interno de e-mail, fóruns e grupos. MySpace é um site muito activo, porque diariamente a novos recursos adicionados. O site proporciona-nos também a passibilidades de publicar ficheiros em formato MP3, esta funcionalidade fez com que muitas bandas e músicos se registassem, algumas vezes fazendo de suas páginas de perfil seu site oficial.

hi5

O hi5 é uma comunidade social virtual criada por Ramu Yalamanchi. Cada utilizador com registo no hi5 pode criar um perfil com um layout atractivo podendo colocar fotografias, músicas e vídeos. O sistema de código HTML permite criar mais estilos e diversidades dentro do site. O hi5 possui o sistema de grupos em que um utilizador pode aderir a um determinado grupo consoante os interesses desse mesmo grupo (países, cidades, músicas, etc.)

orkut

O orkut é uma rede social filiada ao Google, criada em 19 de Janeiro de 2004 com o objectivo de ajudar os seus membros a criar novas amizades e manter relacionamentos.

O serviço foi desenhado para ajudar os utilizadores a encontrar novos amigos e manter as amizades já existentes. O alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos utilizadores são do Brasil e da Índia.

LinkedIn

O LinkedIn é uma rede de negócios fundada em Dezembro de 2002 e lançada em Maio de 2003, principalmente utilizada por profissionais.

O principal propósito do site é permitir que utilizadores registados possam manter uma lista detalhada de contactos de pessoas que eles conheçam e confiem em empresas. As pessoas nessa lista são chamadas de conexões. Os utilizadores podem convidar qualquer um (seja um utilizador LinkedIn ou não) para tornar-se uma conexão.

Esta lista de conexões pode então ser usada de vários modos:

·         Uma rede de contactos acumulada, é constituída de ligações directas, de segundo grau, terceiro e assim por diante facilitam com que você possa conhecer alguém através de seus contactos mútuos.

·         Isso pode ser usado para encontrar trabalhos, pessoas e oportunidades recomendadas por qualquer um na sua rede de contactos.

·         Empregadores podem listar trabalhos e procurar por potenciais candidatos.

·         Todos os candidatos a emprego podem rever o perfil de contratação e descobrir qual dos seus contactos existentes poderia apresentá-lo aos empregadores.

O recurso LinkedIn Answers, semelhante ao Google Answers ou Yahoo! Answers, permite aos utilizadores do LinkedIn perguntarem a comunidade por respostas. O “LinkedIn Answers” é gratuito e as principais diferenças entre os dois serviços previamente mencionados são que as questões são potencialmente mais orientadas a negócios, e os utilizadores que fazem as perguntas e as respostas estão identificados.

Em suma, temos muitas escolhas para podermos conhecer pessoas, publicar ou comentar conteúdos o pior mesmo é escolher….

Categorias:Informática
  1. André Costa
    Fevereiro 22, 2011 às 4:54 pm

    Vou apenas comentar aqueles que conheço e estou mais familiarizado…

    Os blogs como os da sapo, os do blogspot e etc… vieram também ajudar os mais “leigos” em informática, a ter um site próprio devido a simplicidade que é em criar um e também fazer as mais variadíssimas alterações ao layout com um simples clic.

    Messenger, veio quase substituir o velhinho IRC na vertente do “pvt” onde tinhamos as conversas privadas com quem nós queriamos. Mas claro evoluiu e deu outras possibilidades como a partilha de ficheiros, as video conferencias, ter um lista de contactos de apenas quem nós queriamos, a possibilidade de jogar uma partidinha de “bejeweld” com um amigo, e muito mais….

    Os foruns são um bom local de partilhas de conhecimentos, informações, ou simples desabafos, que como diz o post, podem ser lidas e comentadas.

    O Facebook, veio confirmar o bumm que se dá a partir do ano 2010 com as redes sociais. Surgiu ai mais um local onde as pessoas poderiam partilhar com todos, amigos ou mesmo conhecidos, fotos, videos, pensamentos, jogar joguinhos viciantes, reeencontrar velhos amigos que não viam ou falavam à anos…

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: