Início > Informática > WPF – Uma Breve Definição do seu Poder

WPF – Uma Breve Definição do seu Poder

Hoje em dia quando se tenta vender um software a um determinado cliente  procura-se a colmatar as  necessidades deste último… mas não só! Pois procura-se a oferecer um produto eficiente, “User Friendly” e principalmente “bonito” pois os olhos também comem.

Hoje em dia está muito em vogue uma tecnologia da Microsoft que apareceu com a .NET framework 3.0 que nos permite fazer interfaces muito ricos para uma Aplicação Windows:  O WPF – Windows Presentation Fundation.

“O que nos Permite o WPF?” Muito simples de responder, para além de outras coisas, permite-nos desenvolver uma aplicação Windows que contenha botões redondos…! Pois sim, leram bem….! Botões redondos!

O que se pensava quase impossível ou muito difícil e trabalhoso de desenvolver há uns tempos atrás pois desde da .NET 3.0 é possível!! Botões redondos, comboBox dentro de botões, botões dentro de combo Box com labels lá dentro…., enfim um universo de opções visuais e funcionais.

Para podermos desenvolver em WPF não necessitamos só de saber programar em C# ou VB, precisamos de aprender uma nova linguagem de programação o XAML (eXtensible Application Markup Language ).

O XAML é uma linguagem declarativa, a sua sintaxe ou organização é em muito parecido ao XML ou HTML como podemos ver na imagens seguinte ele usa o uso de “Tag´s”, “elementos” e “atributos”.

Tipicamente, um Elemento visual (por exemplo uma janela) em WPF representado por dois ficheiro um com extensão .xaml onde encontramos o código em xaml outro com extensão .xaml.cs, esta organização não é estranha para quem já trabalha com asp.net.

Nos próximos artigos sobre WPF será explanado como se pode usar os diferentes objectos visuais.

  1. Luís Santos
    Fevereiro 23, 2011 às 11:49 am

    Um tema bastante interessante Ricardo, continua.

    Só um pequeno reparo: … WPF será EXPLANADO como …

    Cumprimentos, Luís Santos

  2. JRodrigues
    Fevereiro 23, 2011 às 1:26 pm

    Boas! Altamente!!!

    Antes de tudo: Luís, no 2º paragrafo: “WPF – Windows Presentation Fundation”

    Isso já era falado no “meu tempo”, e sim, havendo uma estrutura/tecnologia tipo ASP.NET, é, como diria o Bruce: “yippie kay ey motherfucker!”

    Não só para ambiente internet mas também, com se pode ver pelos novos formatos do Office, como padrão (tal como o Java é suposto ser) de código que tem tanto de bom como de espetacular!… Até para upgrades/downgrades de versões de plataformas.
    Por exemplo, o XML (será um dos avós disto tudo) permite definição de atributos por cada nó (elemento/tag), logo, quer sejam usados ou não, desde que o interpretador de código consiga ver isso, “tá a andar de mota”!

    Congrats pelo post!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: