Início > Informática > WPF – Uma Breve Definição do seu Poder

WPF – Uma Breve Definição do seu Poder

Hoje em dia quando se tenta vender um software a um determinado cliente  procura-se a colmatar as  necessidades deste último… mas não só! Pois procura-se a oferecer um produto eficiente, “User Friendly” e principalmente “bonito” pois os olhos também comem.

Hoje em dia está muito em vogue uma tecnologia da Microsoft que apareceu com a .NET framework 3.0 que nos permite fazer interfaces muito ricos para uma Aplicação Windows:  O WPF – Windows Presentation Fundation.

“O que nos Permite o WPF?” Muito simples de responder, para além de outras coisas, permite-nos desenvolver uma aplicação Windows que contenha botões redondos…! Pois sim, leram bem….! Botões redondos!

O que se pensava quase impossível ou muito difícil e trabalhoso de desenvolver há uns tempos atrás pois desde da .NET 3.0 é possível!! Botões redondos, comboBox dentro de botões, botões dentro de combo Box com labels lá dentro…., enfim um universo de opções visuais e funcionais.

Para podermos desenvolver em WPF não necessitamos só de saber programar em C# ou VB, precisamos de aprender uma nova linguagem de programação o XAML (eXtensible Application Markup Language ).

O XAML é uma linguagem declarativa, a sua sintaxe ou organização é em muito parecido ao XML ou HTML como podemos ver na imagens seguinte ele usa o uso de “Tag´s”, “elementos” e “atributos”.

Tipicamente, um Elemento visual (por exemplo uma janela) em WPF representado por dois ficheiro um com extensão .xaml onde encontramos o código em xaml outro com extensão .xaml.cs, esta organização não é estranha para quem já trabalha com asp.net.

Nos próximos artigos sobre WPF será explanado como se pode usar os diferentes objectos visuais.

Advertisements
  1. Luís Santos
    Fevereiro 23, 2011 às 11:49 am

    Um tema bastante interessante Ricardo, continua.

    Só um pequeno reparo: … WPF será EXPLANADO como …

    Cumprimentos, Luís Santos

  2. JRodrigues
    Fevereiro 23, 2011 às 1:26 pm

    Boas! Altamente!!!

    Antes de tudo: Luís, no 2º paragrafo: “WPF – Windows Presentation Fundation”

    Isso já era falado no “meu tempo”, e sim, havendo uma estrutura/tecnologia tipo ASP.NET, é, como diria o Bruce: “yippie kay ey motherfucker!”

    Não só para ambiente internet mas também, com se pode ver pelos novos formatos do Office, como padrão (tal como o Java é suposto ser) de código que tem tanto de bom como de espetacular!… Até para upgrades/downgrades de versões de plataformas.
    Por exemplo, o XML (será um dos avós disto tudo) permite definição de atributos por cada nó (elemento/tag), logo, quer sejam usados ou não, desde que o interpretador de código consiga ver isso, “tá a andar de mota”!

    Congrats pelo post!!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: