Início > Lazer > E o Óscar vai para…

E o Óscar vai para…

Por André Costa

Neste primeiro post sobre cinema, vou focar-me na 83ª Gala de entregas dos Óscares, que se realiza já no próximo domingo no famoso Kodak Theatre em cidade de Los Angels nos Estados Unidos. Como desde a última entrega das estatuetas douradas, o número de nomeados para melhor filme voltou a ser de 10 (desde 1943 eram apenas 5 nomeados), vou apenas concentrar-me nessa categoria e fazer uma revisão sobre todos os nomeados deste ano. Deixarei um link no final para consultarem todos os nomeados da longa lista de categorias que este ano estão a concurso.



Devido ao número de nomeados na categoria de melhor filme encontramos nesta lista um variadíssimo leque de géneros cinematográficos, desde um filme de animação Toy Story 3, que é apenas o 3º filme de animação a ser nomeado para melhor filme desde sempre, a um Western á antiga, Indomável, a dramas com Despojos de Inverno e Cisne Negro, a uma comédia com Os Miúdos Estão Bem, mas mais a frente falarei dos géneros de cada um.

A ordem por qual vão ser falados não é aleatória nem representa a minha previsão, usei como ordem a classificação obtida por cada um no famoso site sobre cinema, IMDB (The Internet Movie Database).


A Origem

Com a classificação de 8.9/10 no IMDB, escrito e realizado por Christopher Nolan (o mesmo de O Cavaleiro das Trevas) aparece nesta Gala das Estatuetas Douradas com 8 nomeações. Conta com estelas principais do seu elenco com Leonardo DiCaprio (tinha tido a sua ultima aparição em Shutter Island), Joseph Gordon-Levitt e Ellen Page (a grávida adolescente de Juno).

Neste filme Dom Cobb (Leonardo DiCaprio) é um ladrão especializado, o melhor na arte perigosa de extracção, que consiste em roubar segredos valiosos do fundo do subconsciente durante o estado de sonho, quando a mente está no seu estado mais vulnerável. Esta habilidade rara de Cobb faz dele uma pessoa cobiçada num novo mundo traiçoeiro de espionagem empresarial, mas também faz dele um fugitivo internacional e isso custa-lhe tudo o que ele já amou.

Agora Cobb tem oportunidade de se redimir, com um último trabalho que lhe poderá dar a sua vida de volta. Onde terá que fazer o contrário do que normalmente faz, ou seja, em vez de roubar tem que plantar uma ideia. Se realizado seria um crime perfeito, contudo nem uma equipa experiente e com tudo planeado como a que Cobb junta, consegue estar preparada para um inimigo que parece adivinhar todos os seus passos.

Toy Story 3

Neste ano tivemos o regresso da saga Toy Story que teve o seu início já no longínquo ano de 1995, com a Pixar a lançar 3º capítulo desta aventura, que este ano recebe 5 nomeações para os Óscares entre elas a de Melhor Filme. Com uma classificação de 8.5/10 no

IMDB, esta aventura entrou para o 2º lugar do Box Office americano de filmes de animação dos últimos 20 anos suplantando filmes como Rei Leão, e Á Procura de Nemo, sendo só superado por Shrek 2. Na versão americana Tom Hanks e Tim Allen voltaram a dar voz a Woody e Buzz, respectivamente, e na Portuguesa esse trabalho esteve a cargo de Miguel Ângelo (Vocalista dos Delfins) e de Paulo Figueiredo. Nesta nova aventura o dono Andy está-se a preparar para partir para a faculdade, e uma série de mal-entendidos faz com que os brinquedos sejam enviados para um jardim-de-infância, onde terão a vida transformada num inferno por culpa de um gangue de brinquedos malfeitores, encabeçado por Lotso, um urso de peluche que foi abandonado pela sua dona e que ficou com muita raiva e ódio acumulado dentro dele.

Cisne Negro

Este é um filme que demonstra o sofrimento, o drama, e as obsessões que podem levar uma bailarina á auge da loucura. Recebe uma pontuação no IMDB de 8.5/10, o que juntando as 5 nomeações, faz de antemão perceber que é um é um excelente filme.

Nina (Natalie Portman, nomeada para melhor actriz) é uma bailarina de uma companhia de ballet de Nova Iorque, cuja vida, como todos aqueles que vivem a sua profissão, é completamente consumida com a dança. Ela vive com sua mãe obsessiva a ex-bailarina

Erica (Barbara Hershey), que exerce um controle sufocante sobre ela. Quando o director artístico Thomas Leroy (Vincent Cassel) decide substituir bailarina principal Beth MacIntyre (Winona Ryder), para a produção de abertura da sua nova temporada, O Lagodos Cisnes, Nina é a sua primeira escolha. Mas Nina tem uma concorrente, a nova dançarina, Lily (Mila Kunis), que impressiona Leroy também. O Lago dos Cisnes exige uma dançarina que pode interpretar tanto o Cisne Branco, com inocência e graça, como o Cisne Negro, que representa a malícia e sensualidade. Nina encaixa-se perfeitamente no papel de Cisne Branco, mas Lily é a personificação do Cisne Negro. Com as duas jovens bailarinas a expandir a sua rivalidade numa amizade torcida, Nina começa a entrar mais em contacto com seu lado escuro, uma imprudência que ameaça destruir tanto a sua carreira como a ela.

O Discurso do Rei

Aqui está um dos grandes favoritos deste ano, com uma classificação de 8.5/10, já vencedor de 5 prémios BAFTA, entre eles o de melhor filme e com 12 nomeações para a gala dos Óscares. Conta com um Colin Firth, já galardoado com um prémio BAFTA e um

Globo de Ouro para este papel e também nomeado para o óscar de Melhor Actor, Geoffrey Rush(Piratas das Caraíbas – Nos Confins do Mundo) e Helena Bonham Carter (Alice no País das Maravilhas). Conta a história do homem que se tornou no rei George VI, pai da rainha Elizabeth II, após a renúncia de seu irmão. Amaldiçoado pela sua gaguez, que era considerada imprópria para um rei, Bertie envolve a ajuda de um terapeuta da fala pouco ortodoxo chamado Lionel Logue. Através de um conjunto de técnicas inesperadas, e com o surgimento de uma amizade improvável, Bertie é capaz de encontrar sua voz e corajosamente conduzir o país através da guerra.

Não perca as próximas análises…

  1. Fevereiro 25, 2011 às 2:33 pm

    Nós é que merecemos um oscar, os 4 primeiros lugares do google são nossos:-)

  2. Fevereiro 25, 2011 às 2:37 pm

    No meu pc, os primeiros 8 são nossos… e o blog esta em primeiro. deve ser dos meus biscoitos (cookies) lol

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: