Início > Informática > WPF – Como fazer um Botão “Redondo”

WPF – Como fazer um Botão “Redondo”

A .NET framework oferece-nos um leque imenso de objecto WPF (Windows Presentation Fundation) . Por sua vez o WPF dá-nos uma grande flexibilidade para podermos manipular objectos visuais, tal como foi explanado no artigo anterior, WPF – Uma Breve Definição do seu poder. Com o XAML nós conseguimos de uma maneira muito simples e rápida modificar visualmente um botão, uma combobox, um painel, etc…, ou seja conseguimos embelezar o UI (User Interface) da nossa aplicação windows sem muita complexidade.
Vamos então ver dois exemplos de que se pode fazer com WPF.

 

Iremos então exemplificar a maneira de fazer um botão redondo numa aplicação windows.
1 – Abrir o visual studio
2 – File -> New Project
3 – Escolher WPF Aplication
Após este passo o IDE irá criar um projecto na pasta que indicou. Por defeito ele cria um ficheiro com nome App.xaml onde se encontraram as configurações da sua aplicação. Ele criará também Windows1.xaml que será uma window que poderá usar na sua aplicação.

Vamos então criar um botão na nossa window:

Como podem ver temos a tag window onde declaramos os namespaces necessários para podermos utilizar os componentes visuais fornecidos pelo .NET framework (isto é gerado automaticamente ). Depois colocamos uma Grid e dentro dessa Grid um botão. As propriedades “Margin”, “Width”, “Heigth”, etc… definem a posição do botão relativa a Grid que por sua vez como não tem nenhum tamanho definido esta irá ficar com o mesmo tamanho da janela.

Vamos então tentar “arredondar” este botão, realço que sem esta tecnologia era muito difícil e demoroso ter-mos um botão redondo numa aplicação windows.

Acrescentamos então um “Style” que, pela propriedade “TargetType”, definimos que este “Style” é atribuído a todos os botões dessa janela, para quem já teve contacto com WEB poderemos dizer que isto é idêntico a definir uma “css”. Neste “Style” definimos um “ControloTamplate” onde poderemos definir todos os elementos visuais que queremos ter dentro do nosso botão, ou seja, se quisermos por uma caixa de texto dentro do botão nada nos impede. Neste caso colocamos uma elipse com uma determinada cor que nos permite ter um botão redondo.
O resultado é:

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: