Início > Informática > A Besta tem nome – Radeon HD 6990

A Besta tem nome – Radeon HD 6990

A AMD lançou ontem o seu monstro, desculpem, quero dizer a Radeon HD6990, ou seja, gráfica que vai tentar reconquistar o trono do poder gráfico que foi perdido para a fantástica e todo-poderosa GeForce GTX 580X.
Na verdade, a HD6990 não possui um só gpu, mas sim de um sistema constituído por dois gpu’s, “emprestados pela Radeon HD 6970, a trabalhar em paralelo, graças à implementação da tecnologia CrossFire da AMD numa única placa gráfica. Ta como o chip gráfico é a dobrar, também a memória são a dobrar, isto porque a cada gpu existem nada mais e nada menos do que  2 GB de memória DDR5 a 1250 MHz (bus de 256 bits), isto a multiplicar por dois 4 GB!!


Esta não é a primeira vez que a AMD opta pela solução de colocar dois gpu’s na mesma placa. Já em gerações anteriores a AMD decidiu oferecer tudo a dobrar (menos a performances) com as suas Radeons HD 3870 X2 e 5970, por exemplo.
A AMD  decidiu brindar os utilizadores mais exigentes com a implementação de duas BIOS. A escolha da BIOS é feita através de um micro interruptor colocado directamente na placa. Na posição 1, os processadores gráficos funcionam à frequência padrão (830 MHz) e com uma tensão eléctrica de 1,12 vots. Na posição 2 (modo OC), a frequência base sobe para 880 MHz e a tensão eléctrica é elevada para 1,175 volts. Claro que o utilizador achar que este valores ainda poucos e pretenda “espremer” mais a gráfica, pode faze-lo através da ferramenta de overclock incluída nos drivers. Mas em termos teóricos, a capacidade de processamento em modo OC chega aos 5,4 teraflops, um valor muito superior ao alcançado por qualquer processador x86 da Intel ou da AMD.

Como era de esperar estes  dois chips são devoradores de energia (se fossem carros deveriam ser uns muscle cars), o consumo energético em modo OC chega aos450 watts! Para conseguir alimentar correctamente a placa são necessárias duas fichas eléctricas PCI Express de oito pinos e uma fonte de alimentação poderosa.

Do ponto de vista da performance, os testes publicados pelo site Tom’s Hardware mostraram que nos jogos a Radeon HD6990 supera com uma distância bem considerável todas as placas do mercado.

Lost

 

O preço anunciado pela AMD para a Europa é de 599 euros, embora no mercado nacional seja de esperar preços acima dos 600 euros o que é um preço elevado para muitas carteiras.

Se querem ter acesso ao teste completo cliquem no aqui: Tom’s Hardware

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: