Início > Informática > Wikileaks: japão ja tinha sido avisado

Wikileaks: japão ja tinha sido avisado

Ainda se lembram de um certo site que causou e está a causar polémica por causa de uns determinados documentos que deveria sem privados? Sim é esse mesmo o Wikileaks. Fram revelados mais documentos onde mostram que a embaixada americana em Tóquio já discutia os problemas de segurança dos reactores nucleares japoneses desde 2008. Ao que parece, houve várias reuniões da IAEA (Agência Internacional de Energia Atómica) com as autoridades japonesas, na qual o Japão foi advertido. Na época, o governo japonês se comprometeu em melhorar a segurança em todas as usinas nucleares e hoje vemos os resultados dessas melhorias.

Embora o Japão tenha respondido às advertências da IAEA, com a construção de um centro de resposta de emergência na unidade de Fukushima, um facto curioso é que o centro foi projectado apenas para resistir a terramotos de magnitude 7,0. O terramoto devastador na sexta-feira foi de cerca de 9.

As advertências sobre a segurança das centrais nucleares no Japão, um dos países com mais actividades sísmicas no mundo, foram discutidas durante uma reunião de segurança nuclear do G-8 e o Grupo de Segurança em 2008 em Tóquio. O documento cita que um especialista da IAEA expressou preocupação sobre como proteger usinas nucleares de terramotos, já que as mesmas haviam sido actualizadas apenas três vezes nos últimos 35 anos.

No entanto os documentos rebelam que o governo japonês se opôs a uma ordem judicial para fechar outra usina nuclear no oeste do Japão, devido a preocupações de que não poderia suportar terramotos. O tribunal decidiu então que havia uma possibilidade de exposição à radiação na população local, já que a planta foi construída fora das especificações e só poderia resistir a um tremor de magnitude de 6,5.

Mais uma vez a culpa não foi da natureza em si, mas foi precisamente do Homem que não prestou a devida atenção e aproveita estes desastres para colocar as culpas a Natureza que tem as costas largas!

Categorias:Informática Tags: ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: