Início > Telecomunicações > Utilizadores do iOS baixam mais de 5milhões de jogos por dia

Utilizadores do iOS baixam mais de 5milhões de jogos por dia

Nos dias de hoje a primeira coisa que a maior parte dos utilizadores de smartphnes e tablets fazem é de baixar jogos. A Apple App Store é um exemplo, com o volume de downloads de jogos ser mais da metade do que o download de aplicações gratuitas e pagas juntas. Durante o mês de Março, mais de 5 milhões de vídeo jogos foram descarregados da famosa loja virtual de app’s, estes valores só estão a contabilizar os utilizadores dos EUA e de mais seis países europeus, imaginem o impacto se estivessem contabilizados todos os utilizadores do mundo inteiro.

Segundo estudos efectuados, temos que 63 milhões de jogadores descarregaram em média 2.5 jogos mensalmente. Estes valores são uma ameaça às gigantes dos vídeos jogos e das consolas, como o caso da Nitendo e da Sony, mas principalmente da primeira, pois, como se sabe a Nintendo tem uma grande fatia do mercado nos jogos portáteis.

Cerca de 50 a 70% dos utilizadores do iOS (iPhone, iPod Touch e iPad) baixam jogos da da “loja” virtual da apple e se formos analizar estes números chega-se a conclusão que não se cansam de jogar, eles devem utilizar os equipamentos só e exclusivamente para jogos (será que eles sabem que podem fazer mais coisas?). Outra conclusão que se pode retirar é que os equipamentos de comunicação de topo estão a ganhar terrenos em mercados antes dominados por outras companhias como a Nitendo.

Um outro dado curioso é o aumento de compras dentro do próprio jogo, algo que tem os programadores tem vindo apostar e que estão a retirar grandes lucros. A ideia é lançar um jogo gratuito, no entanto é preciso pagar para actualizar o mesmo, é aqui que as companhias vêm os seus lucros a surgir (perto de 40% para iPhone e 32% para iPad).

Com isto tudo quem sai prejudicado são às gigantes da indústria de consolas portáteis. Temos assistido a muitas empresas que desenvolvem vídeo jogos, a virarem-se para o mercado de dispositivos móveis de comunicação e tem vindo a desenvolver títulos para smarphones e tablets.

Eu sou do tempo onde a maioria dos utilizadores se rendiam aos encantos de Snake introduzida pela Nokia, hoje em dia temos jogos com uma qualidade de imagem quase equivalente a uma psp ou mesmo uma Nintendo DS.

A Nitendo tem um longo caminho a percorrer, seria engraçado que esta fizesse uma entrada em grande no mercado dos smartphones ou até mesmo nos tablet’s. Uma outra solução seria disponibilizar os seus jogos para as plataformas de dispositivos móveis de comunicação. No entanto se não existir uma estratégia rápida, tanto a Nintendo como outras companhias podem ter uma morte lenta, o que seria mau para a humanidade

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: