Início > Informática, Telecomunicações > Android e o problema do Market com as aplicações pagas.

Android e o problema do Market com as aplicações pagas.

Esta semana saiu um estudo bastante revelador, e que levanta muitas dúvidas em relação ao Android Market no que se refere as apps pagas onde deveria ser mais rentável. No entanto e segundo o estudo realizado, no mês de Abril apenas 3% dos downloads foram de app’s pagas, sendo que os restantes 97% foram para as app’s gratuitas. Claro que não quer dizer que não traz benefícios ou que não seja rentável.

Este mesmo estudo mostra outros dados muito curiosos, os utilizadores do Android Market baixaram 5milhões de vezes 96 aplicações gratuitas e só duas aplicações pagas foram baixadas meio milhão de vezes. Se comparar-mos com a App Store da Apple, no mesmo período de Abril, enquanto que, no Android Market só 3% dos downloads eram de aplicações gratuitas, pelo lado da maçã 17% dos downloads são de aplicações pagas e 83% são downloads de aplicações gratuitas. Estes valores só vêm a mostrar que a App Store é mais rentável para os programadores de aplicações para o iOS.

A pergunta que se coloca é o que tem falhado no Android Market? Tendo o Android superado a Apple em número de utilizadores, mesmo assim não se encontra uma relação entre o número de utilizadores e o número de downloads de aplicações pagas. Algumas opiniões apontam para a interface do próprio Android Market, e tenho de concordar com esta opinião, pois a interface gráfica do Android Market, nunca foi tão apelativa como a App Store e as ultimas actualizações vieram tornar a app mais pesada para alguns dispositivos. A pirataria poderá também ter a quota-parte com aplicações como a Applanet que fornece aplicações pagas mas que o utilizador não paga por elas. O surgimento de outras “stores” como a Amazon poderá também influenciar estes números.

Temos de ter uma coisa em conta, que estes estudos nem sempre transmitem a realidade, no entanto sempre são resultados que devem preocupar a companhia do pequeno androzinho verde e quem sabe não dão mais estímulo e melhoram de uma vez a aparência do próprio Android Market?

  1. Junho 1, 2011 às 4:08 pm

    Não nos podemos esquecer que muitas das app pagas existentes no market são apenas uma versão sem publicidade. E eu, assim como a maioria dos utilizadores não vão pagar, por mais simbólico que seja o preço, por uma app que nos oferece exactamente o mesmo que a versão gratuita da mesma. Até porque a publicidade não é assim tão agressiva.

    Na minha modesta opinião, isto não reflecte qualquer crise, se existem aplicações gratuitas e muitas delas boas, há que fazer o proveito delas.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: