Início > Informática, Lazer > Porque és um Pirata?

Porque és um Pirata?

Agora que está na moda criar tantas, mas tantas legislações que prometem banir da face da terra a chamada pirataria e privar ainda mais da liberdade do utilizador e da própria Internet, um pequeno grupo francês acaba de lançar uma estupenda iniciativa com o nome Pourquoi je Pirate (porque és um pirata?). o site oferece toda uma base de dados aberta ao público com frases e as razões do porque os utilizadores se sentiram “tentados” em partilhar cultura.

Abaixo deixamos algumas reflexões de alguns utilizadores franceses sobre a pergunta “Porque és um pirata” e convidamos a todos participarem a expor as suas razões, quer estejam a favor ou não, sem medos:

“Sou pirata porque…”

“… faço uso de uma cópia de segurança como património cultural da humanidade”;

“…cada vez que compor um DVD, uma mensagem de advertência me informa de que poeria ter o mesmo DVD de forma gratuita, sem publicidade nem DRM”;

“… Emprestar um livro é ilegal? Dar um ficheiro é ilegal? Facilitar o acesso a cultura é um direito adquirido”;

“… tenho pago por toda a música e filmes que tenho pirateado através de impostos sobre meios digitais quando comprei meus discos rígidos e cópias de segurança do meu leitor de mp3”;

“… quero compensar os artistas e não accionistas”;

“… a cultura não é um luxo”;

“ quero ver as minhas séries favoritas, onde e quando me apetecer”;

“… estou farto das politicas que estabelecem a sua lei”;

“… os direitos de autor não estão por cima dos direitos humanos”;

“… a música já existia antes das grandes industrias existirem. Os artistas também”;

Categorias:Informática, Lazer Tags:
  1. Junho 8, 2011 às 1:54 pm

    …Porque tenho uma perna de pau!… LOL Ou não!

    Mas não posso deixar de concordar
    «…tenho pago por toda a música e filmes que tenho pirateado através de impostos sobre meios digitais quando comprei meus discos rígidos e cópias de segurança do meu leitor de mp3»

    e acrescento: CDs, DVDs, (mesmo os que uso para guardar o meu trabalho, e trabalhos da escola, desenvolvidos por mim e pelos alunos, sem qualquer cópia de software/conteúdos denominados de “protegidos”!!!) e no serviço de televisão (taxas audiovisuais) e por tudo o que mexe: eles cobram…

    e, pobres coitados dos supostos pirateados, ainda continuam a aparecer nos seus topos de gama, e jactos particulares…

    Ora bem, o que é que se pode dizer disto!?….

  2. Junho 8, 2011 às 2:35 pm

    concordo contigo, zé muita gente não sabe, mas quando compramos um leitor de mp3 ja estamos a pagar uma taxa, ora se já pagamos no cato da compra do aparelho, porque temos de pagar muito mais pelos conteúdos? porque não podemos fazer o que nos der a real gana aos conteúdos que NÓS compramos com o NOSSO dinheiro?

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

