Início > Consolas, Gaming, Lazer > iRetroGame4all – LaserActive a vergonha da Pioneer? Actualizado!

iRetroGame4all – LaserActive a vergonha da Pioneer? Actualizado!

Acredito que a maior parte das pessoas já tenha ouvido falar da Pioneer, uns a associam aos bons produtos para car-aúdio, outros associam a marca aos equipamentos de entretenimento em casa e claro também é conhecida na informática, mas o que muitos não sabiam, é que num passado muito distante a Pioneer já criou uma consola, a Pioneer LaserActive.

Em 1993 a Pioneer achou que era engraçado entrar num território dominado na altura pela Nintendo e pela Sega e decidiu lançar a LaseActive com a intenção de instituir um novo padrão para correr os jogos no futuro formato que foi desenvolvido pela NEC, Sega e Pioneer, porém esse formato não trazia nada de novo, digamos era um autêntico “copy/paste” de ideias que não deram resultado nenhum.

O laserActive não passava de um leitor de CD grande como o camandro um comando que corria uns joguitos. Já estou a imaginar um dos da Pioneer a propor esta ideia aos investidores: “Tive uma ideia de génio: e se pegar num leitor de CD e lhe colocar um comando da sega megadrive que tenho aqui na sala? ”. O módulo principal custava na altura US$ 700!! Leram bem 700 dólares, e podia correr CDs de músicas filmes e jogos. E por falar em jogos, estes eram poucos, e os poucos que havia seguiam o padrão de “clique em algo no ecrã rapidamente” que foi inventado por Dragon’s Lair, para além dos Pouquíssimos Jogos lançados para a LaserActive, o utilizador poderia ainda comprar mais dois módulos em separado que corriam na perfeição títulos do PC Engine, Turbografx 16 e Mega Drive nas suas versões em CD. Este módulo eram uma espécie de leitor de cd externos produzidos pela NEC e Sega. Isto quer dizer que com o Mega Módulo da Pioneer mais os dos pequenos módulos extra, tínhamos em casa, não uma consola, mas sim quase uma daquelas máquinas de Arcade que se encontravam nos já extintos salões de jogos, o que significa que na altura, tudo que fosse grande era bom.

Além de correr jogos de  Cartuchos em CDs a LaserActive tinha introduzido um novo formato, o Mega LD e LD Rom2 (já estou a imaginar os jovens na altura a a levarem Grandes discos de jogos do tamanho de LPs para casa dos colegas). Estes formatos combinavam os jogos a serem desenvolvidos para Mega Drive e PC Engine com qualidade de vídeo digital e ao ver arrisco em dizer que era uma boa qualidade para a altura.

A LaserActuve tinha como acessório interessante que era uns óculos 3D, uma espécie de viseira de capacete de motas, nada sexy para a altura.

O maior inimigo da LaserActive foi o elevado preço do módulo e dos pouquíssimos jogos lançados. A baixa de preço das consolas Megadrive e PC engine ajudaram mais afundar uma “consola” que logo na nascença tinha os seus dias contados. A LaseActive só durou ano e meio (como raio durou assim tanto?), a partir dai a Pioneer continuou a fazer o que sabia fazer melhor, Sistemas de entretenimento em casa e car-audio.

Categorias:Consolas, Gaming, Lazer Tags: , ,
  1. José Luís
    Setembro 2, 2011 às 3:37 pm

    mas tem de se lhe tirar o chapéu na tentativa de serem “pioneer” !

    afinal de contas, as consolas na altura eram cartucho, e a PS é muito parecida com isto…

    Agora, o preço, bom, é (era) “pioneer”… LOL

  2. Setembro 2, 2011 às 4:06 pm

    Zé, na altura tinhas o MegaCD que era um addon para a Megadriver, aliás se fores ver é o mesmo que usa o LaserActive porque não tinha muitos jogos e assim poderia usar os jogos da sega, mas mesmo assim era um extra caro.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: