Início > Informática > Celeron G440 o “Low cost” da Intel

Celeron G440 o “Low cost” da Intel

Para quem achava que os processadores single core estavam já sentenciados, a Intel mostra que está redondamente, amplamente, completamente enganado. E porque? Porque a empresa de Santa Clara para além de ter os processadores Atom single core (com HyperThreading) vai lançar um novo processador single core, o Celeron G440.      

A Intel anunciou um novo cpu single core de 32 nm dentro da arquitectura Sandy, com uma velocidade de relógio de 1,6 GHz, sem os modos Turbo e HyperThreading, com apenas 1 MB de cache L3 e incluindo um GPU que não pode exceder 1 GHz, com um preço previsto de US $ 37. O TDP deste cpu é estupidamente alto para as características que tem – 35 W – onde a Intel tinha a cabeça?

Para além do Celeron G440, a Intel também três outros Celeron LGA1155 com base no Sandy Bridge: o G530 (2.4 GHz), o G540 (2,5 GHz) e G530T (2,4 GHz). Estes já vêm equipados com dois núcleos, 2MB de cache L3, mas sem turbo e sem hyperthreading para diferenciar aos demais processadores da companhia. O G530T tem um TDP de 35 W (engraçado, o mesmo TDP do G440 com menor velocidade, menos cache e com um só núcleo), os outros dois 65 W.

O G440 é um CPU sem nenhum sentido numa era que o single core já não faz muito sentido. Ainda mais um CPU que consome tanto que muitos processadores multi core do mercado. Sinceramente a Intel tem prestar mais atenção a estes pormenores.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: