Início > Consolas, Gaming, Jogos > iRetrogame4all – 3DO a primeira consola de 32 bits

iRetrogame4all – 3DO a primeira consola de 32 bits


Irei começar este artigo com uma questão: qual foi a primeira consola de 32bits a ser fabricada e colocada à venda?

Se respondeu Sega Saturn, deixe-me dizer que está redondamente enganado;

Se respondeu Playstations, certamente tinha respondido anteriormente Sega Saturn e como errou, respondeu que era a consola da sony, mas… ERROU DE NOVO!

Se respondeu 3DO, deixe-me dar os parabéns e dizer que acabou de ganhar umas férias na Alemanha pagas pela Troika!

A 3DO company foi uma companhia fundada em Setembro de 1993 por Trip Hawkins, que é nada mais e nada menos que o que co-fundador da Eletronic Arts que na época já era consagrada com seus bons jogos de desporto para a Sega Megadrive.

Hawkins era um visionário, ele queria fazer algo que mudasse o rumo da indústria de jogos, criando um padrão de hardware único assim como a JVC fez com os vídeos de VHS.

A 3DO era diferente das outras consolas, em vez de ser uma consola da companhia, ela era licenciada para outros fabricantes poderem produzir a consola e assim a 3DO cobraria um “royaltie” de cada consola vendida. Entre as empresas licenciadas estavam a Panasonic, Sansung,Toshiba, Sanyo, Criative labs, AT&T e  Goldstar. A EDO cobraria também por cada jogo vendido.

Modelo 3DO da Sanyo

Panasonic, tentu criar uma versão mais acessível da 3DO

A ideia inicial da 3DO não era só para correr jogos, já se notava uma preocupação por parte de Hawkins em tornar esta consola mais polivalente e para toda a família, assim sendo, a 3DO pretendia lançar software educativo e adulto (fico curioso no que significaria para eles software para adultos). No seu lançamento a consola já tinha mais de 700 Softhouses licenciadas e parecia que ao 3DO viria ter um grande sucesso, mas foi um tremendo falhanço e tudo por causa do seu preço que rondava nada mais e nada menos do que US$ 700. Foi por causa do seu preço que os planos da 3DO company foram por água abaixo, pois o consumidor não estava disposto pagar uma fortuna por uma consola de luxo e das 700 softhouses que entraram apenas 50 apostaram a sua sorte nos primeiros meses da 3DO, no entanto dessas 50 só ficou a EA (accionista da 3DO company) a Capcom e a Cristal Dynamics.

Samurai Spirit da japonesa SNK

Killing time

Rebel assault

Gex. Esta personagem podia ter sido a mascote da 3DO

O primeiro Fifa em 3D foi para o 3DO

A 3DO também teve direito de rodar o DOOM!

Street figther

Need for speed, também acelerava na 3DO

Road Rash 3DO

No que toca a acessórios o 3DO  não se pode queixar,  pois teve direito a um cartão MPEG para ver filme, comandos, e volante, uma pistola (ate a NES tinha uma e a famicon), até um modem chegou ser anunciado pela AT&T assim como um cartão que o transformava a 3DO numa consola de 64Bits, mas não passaram de simples ideias, pois nunca veriam a luz do dia.

É uma pena que a 3DO não ter sido um sucesso de vendas, pois tinha de tudo para o ser, desde uma panóplia de jogos, até uma lista interessante de acessórios, no entanto o seu preço era o seu calcanhar de Aquiles. Contudo a 3DO company pode-se orgulhar de ter sido a primeira consola de 32bits.

Categorias:Consolas, Gaming, Jogos Tags: , , , ,
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: